sexta-feira, 7 de junho de 2013
Vitamina C
A vitamina C fortalece o sistema imunológico e favorece a respiração celular, protege os vasos sanguíneos, previnem gripes, fraqueza muscular, infecções e fadiga, ajuda na perda de peso, neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, resistência e elasticidade da pele. O consumo diário de vitamina C também ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e previne o envelhecimento precoce.
Maltodextrina

Whey Protein:

Energéticos e Carboidratos:

Sulfato de vanadil

As cores dos alimentos e os seus benefícios

Aumente a Intensidade e Volume do Treino com as Séries Alternadas

Nutrição

Refeição Pré-Treino Anabólica

Beba água e cresça

Precursores do GH
Combinam aminoácidos que promovem o aumento do hormônio GH, responsável pelo crescimento e aumento da musculatura. "O uso de qualquer produto que tenha relação com a parte hormonal precisa ser orientado por um médico. Aqui, a grande questão é que o hGH não escolhe que célula vai multiplicar. Isso pode ser perigoso, pois pode, por exemplo, atuar no crescimento de células cancerígenas. Se a pessoa tiver parentes que já sofreram de câncer, não deve nem pensar em usar"
Ácido linoleico (CA, LA, CL)
Suplementos à base de óleo de cártamo que visam a diminuir os níveis de gordura corporal e o ganho de massa magra. "As pesquisas com ratos apontaram alterações positivas na composição corporal, porém, os estudos ainda são inconclusivos. Não indico o uso desse tipo de produto, pois pode favorecer distúrbios do trato gastrointestinal, diabetes do tipo 2, inflamação e risco aumentado para doenças cardiovasculares"
Estimulantes
À base de substâncias como cafeína e guaraná, esses produtos aceleram a função metabólica e estimulam o sistema nervoso central. Conferem maior disposição para o treinamento, além de melhorar o humor. O uso inadequado pode causar dependência psicológica, além de problemas como o aumento da pressão arterial, agitação, distúrbios do sono e falhas na coordenação motora.
Hiperproteicos
"São derivados de proteínas do leite, soja ou ovo. Reparam a musculatura e auxiliam o seu desenvolvimento", diz Murilo Dáttilo. Podem favorecer praticantes de atividade física com intensidade em diversos níveis, mas devem ser utilizados com cautela para não sobrecarregar a função hepática. Um dos mais conhecidos é o WheyProtein.
CREATINA
Esse nutriente é um tipo de proteína encontrado em alguns alimentos de origem animal, especialmente na carne vermelha. Para compor suplementos, a substância é retirada de carnes e fígado de boi e misturada a outros componentes. "A creatina confere mais força e energia, melhorando o rendimento do treino. Além disso, diminui o tempo de recuperação dos músculos, possibilitando que se mantenham e até se aumentem as cargas utilizadas". Esse suplemento exige um acompanhamento mais minucioso. "Muitas pessoas procuram a creatina porque ela ajuda a inflar, dando uma sensação de aumento muscular. O problema é que se trata de uma impressão falsa, já que ela cria uma reserva de água dentro das células e, por isso, a pessoa incha. Não é músculo de verdade. É preciso fazer algumas pausas na suplementação", pondera.
Oxido nítrico
Esse produto é indicado para acelerar o ganho de massa muscular. Isso se deve principalmente ao fato de que ele aumenta a velocidade de contração da fibra muscular durante o treino e, assim, gera um maior potencial de força. Também ajuda na recuperação da fadiga muscular, comum no pós-treino. Não deve ser utilizado por períodos longos.
BCAA
É um mix dos principais aminoácidos requeridos pela musculatura durante a atividade física. "Esse produto é indicado para quem treina pesado e precisa estar inteiro no dia seguinte, pois ajuda na recuperação da musculatura. Além disso, aumenta a capacidade de ganho de massa muscular
Aminoácido
• - 2 kg com a dieta das proteínas: mais músculos, menos barriga
Sua matéria-prima é proteína e, por isso, tem um papel importante na manutenção da massa magra. "O aminoácido atua na reparação da musculatura e em seu conseguinte desenvolvimento". É recomendado para atletas que treinam intensamente e, por isso, necessitam de uma reposição rápida de proteínas. "Esse suplemento deve ser utilizado com cautela por indivíduos com problemas intestinais, hepáticos e renais", completa o especialista.
terça-feira, 4 de junho de 2013
O que são CARBOIDRATOS?
Os carboidratos são a principal fonte de energia de nosso organismo. São também chamados de açúcares (não somente o açúcar que estamos acostumados). Seus nomes terminam em ose (sacarose, glicose, frutose, maltose, lactose...). A maioria dos carboidratos, após a digestão, são transformados em glicose, que é o combustível de nossas células. O amido também é carboidrato, é uma reserva vegetal de energia, e é composto por glicose polimerizada. Portanto, tudo que utiliza farinhas (massas, pães, etc.) são ricos em carboidratos. Assim como doces, salgadinhos.
Para simplificar Carbo- vem de carbono e Hidrato vem de hidratado- são moléculas de carbono com água, essenciais para as reações bioquímicas. São subdividos em carbohidratos de cadeia simples e complexa, os de cadeia simples, sacarose ou maltose por exemplo, é queimado pelo organismo mais rapidamente e elevam mais o nível do hormônio insulina, enquanto que os de cadeia complexa, como a dextrina, é queimado aos poucos, não favorecendo picos de insulina no organismo.
Os carboidratos se transformam em glicose e estimulam a produção de insulina pelo pâncreas.
Insulina facilita o depósito de nutrientes e transformação em forma de gordura.
Daí todas as dietas procuram restringir os carboidratos.
A atividade física por aumentar a sensibilidade de insulina e evitar os picos de insulina, possibilita uma estratégia mais natural para ganhar e manter a boa forma com saúde.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Musculação e Saúde Cardiovascular
Olá Leitores e Leitoras, como estão?
Iniciarei o texto fazendo um pedido aos PROFISSIONAIS que resolveram ler este texto (ou este blog): MOSTREM AOS SEUS ALUNOS, CLIENTES, PACIENTES e também ao pessoal de casa: PAIS, AVÓS, FILHOS, NETOS... De que adianta guardarmos CONOSCO estas informações sendo que, na maioria das vezes, ELES É QUE PRECISARÃO dos exercícios?
Aos colegas Educadores Físicos:
MOSTREM AOS MÉDICOS DE SEUS ALUNOS/CLIENTES!!!
Não esperem que, por serem médicos, estejam atualizados!
Escolhi, para este mês, uma postagem naquele formato "+ vídeo - texto" (como já aconteceu em outros momentos, nas postagens A FORÇA E O CONCEITO DE FUNCIONALIDADE 1 e 2, por exemplo).
Há algum tempo, o pessoal do Instituto Biodelta criou um canal no youtube (youtube.com/treinoresistido) onde são compartilhados alguns trechos de vídeo-aulas com o Dr. José Maria Santarém comentando os melhores e mais atuais trabalhos científicos relacionados ao treinamento resistido.
Optei por um tema, ainda, considerado "novidade" por muitas pessoas:
Musculação e Saúde Cardiovascular!
(selecionei 4 vídeos)
Sei que muitos vão ler e pensar: "mas pérai, bom pro coração não é o exercício aeróbio?" Sim também. O que discutiremos aqui é o "bom pra quê? bom pra quem? ou bom quando?". Entenderemos, por exemplo, a diferença entre SAÚDE CARDIOVASCULAR e APTIDÃO CARDIOVASCULAR (vídeo 1).
Outro detalhe importantíssimo a considerarmos diz respeito aos objetivos dos nossos clientes e quem são nossos clientes. Para as AVD"s (atividades da vida diária) a MUSCULAÇÃO não só é MELHOR que o exercício aeróbio, como é também MAIS SEGURA (MELHOR, MAIS EFICIENTE E MAIS SEGURA). No vídeo 2 (Estudo Prospectivo da Força Muscular e Mortalidade por Todas as Causas em Homens com Hipertensão Arterial) o professor Santarém nos esclarece que "...o MELHOR é ter os dois (resistido e aeróbio), mas se é pra ter um só, É MELHOR SER FORTE!"
Aproveitem os vídeos! Tentem assistir a todos eles!
E vamos discutindo, refletindo...
Se gostar da postagem, do assunto, da abordagem,
ESPALHE, DIVULGUE, COMPARTILHE! Mostre a mais pessoas.
Se não gostar, FAÇA ISSO TAMBÉM!
Beijos e abraços,
Assinar:
Postagens (Atom)